Brinquedoteca do Curso de Pedagogia

Discentes de Pedagogia (FAPI) desenvolveram atividade prática na Brinquedoteca do Curso

Aliando a teoria à prática, o curso de pedagogia da FAPI realizou no dia 26 de novembro de 2017, atividade de Metodologia da Língua Portuguesa e Metodologia da Matemática e Ciências na Brinquedoteca do Curso. O evento teve orientação das professoras Luana Alencar e Marina Costa.

O desafio foi executado pelos discentes de forma satisfatória. Organizaram com muita competência o "Cantinho da Leitura" e o "Cantinho da Matemática e Ciências". Vivenciaram e exercitaram na prática o que em breve irão desenvolver no mercado de trabalho.

É muito importante criar cantinhos na educação infantil e nos anos iniciais, pois deve-se estimular um ambiente prazeroso para desenvolver todas as habilidades. Brincar e interagir com as crianças são experiências agradáveis e incomparáveis com qualquer outro tipo de atividade já realizada durante o curso de Pedagogia. O lúdico deve ser uma ferramenta de auxílio ao professor no processo ensino-aprendizagem. Um cantinho de leitura nesse espaço significa estímulo aos estudos e pesquisa.

Oficina "Construindo material didático para alfabetizar e letrar crianças"

Estudantes do Curso de Pedagogia (FAPI) participam de Oficina "Construindo material didático para alfabetizar e letrar crianças"

A oficina"Construindo material didático para alfabetizar e letrar crianças" foi realizada nos dias 18 e 19 de novembro de 2017, no Auditório da Faculdade AESPI/FAPI,  Esta oficina, ministrada pela profa. Vilani Soares em parceria com a Coordenação do Curso de Pedagogia, profa. Ana Paula Mourateve por objetivo assegurar aos estudantes um conhecimento diversificado de recursos didáticos, possíveis de serem confeccionados com materiais bem acessíveis. Na oportunidade os alunos construiram diferentes materiais didáticos (alfabeto de rótulos, caça-palavras, roleta sílábica, dados, outros) que, ao final da oficina, foram doados para a Brinquedoteca do Curso.

Aula prática em Libras

Alunos de Pedagogia (FAPI) realizam aula prática em LIBRAS

Durante aula de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), ministrada pelo prof. Estélio Barbosa,  os alunos de Pedagogia participaram de uma aula prática em LIBRAS. Na ocasião os alunos realizaram uma apresentação, em dupla, fazendo uso da língua de sinais. A respectiva aula, realizada dia 01 de novembro de 2017, constituiu-se em momento de grande desafio e muito aprendizado para os graduandos.

Palestra sobre ‘O dia a dia na sala de aula de Educação Infantil’

O Professor Deyvis Castro proferiu palestra sobre o cotidiano da sala de aula de Educação Infantil, aos discentes do Curso de Pedagogia, no dia 15 de setembro de 2017, durante atividade das disciplinas Metodologia e Prática do Ensino da Língua Portuguesa e Estrutura e Organização Escolar da Educação Infantil, ambas ministrada pela professora Luana Alencar, com o objetivo de discutir, por meio do relato de experiências, as vivências na sala de aula de Educação Infantil.

Projeto “Vivenciando e observando as brincadeiras de faz de conta”

Durante aula na disciplina Jogos e Brinquedos na Infância, ministrada pela Professora Clara Amorim, realizou dia 12 de setembro de 2017, a atividade ”Vivenciando e observando as brincadeiras de faz de conta” na Brinquedoteca da IES, localizada no Campus de Fátima,  com o objetivo de demonstrar para os alunos do segundo período de Pedagogia o modo como a brincadeira intervém na estratégia básica de aprendizagem e desenvolvimento da criança, através de uma intervenção pedagógica planejada e de mediações possíveis e necessárias que propiciem à criança um desenvolvimento integral, de forma saudável e prazerosa.

Com a vivência desse momento, os graduandos perceberam que a observação do faz de conta pode contribuir para experiência do professor, sensibilizando seus sentidos de problematizar as dificuldades das crianças e colocando em prática o que os alunos realmente necessitam a partir de suas realidades manifestadas através dessa brincadeira.

Ver eventos anteriores