Alunos de Pedagogia da FAPI participam da Oficina "A arte de contar histórias"

Alunos do curso de Pedagogia da FAPI participaram da Oficina "A arte de contar histórias", ministrada pela professora Talita do Monte. O evento, realizado no dia 26 de junho de 2017 no Auditório da AESPI/FAPI, teve como objetivo desenvolver habilidades criativas e interpretativas nos graduandos, para atuarem como contadores de histórias nos diferentes espaços onde houver ação pedagógica.

• Alunos de Pedagogia da  FAPI participam da Oficina "A arte de contar histórias"

Curso de Elementos do Direito do Trabalho

Nos dias 6, 7,13 e14 de junho de 2017, a coordenação do Curso de Administração da FAPI-PI, Prof. Carlos Daniel, ofereceu aos alunos, um Curso de Elementos do Direito do Trabalho, sob a liderança do Advogado e Prof. Lourenço que desenvolveu com maestria as atividades do referido curso.

Os alunos adoraram a iniciativa, principalmente, por complementar o conhecimento teórico e prático preciso para se tornar um bom Administrador.

• Curso de Elementos do Direito do Trabalho

Oficina "Confecção de recursos didático-pedagógicos recicláveis"

Estudantes de Pedagogia da FAPI realizamOficina "Confecção de recursos didático-pedagógicos recicláveis"durante o evento Ação Global 2017.

Graduandos do Curso de Pedagogia da FAPI realizamOficina "Confecção de recursos didático-pedagógicos recicláveis", durante o evento Ação Global, realizado dia 27 de maio de 2017, no Parque da Cidadania em Teresina-PI.

• Oficina  "Confecção de recursos didático-pedagógicos recicláveis"

Projeto de leitura "Maleta Mágica" no Colégio CEBRAPI

Graduandos do Cursos de Pedagogia FAPI desenvolvem projeto de leitura "Maleta Mágica" no Colégio CEBRAPI

Foi com imensa satisfação que apresentamos ao Colégio CEBRAPI, gestoras, professoras, familiares e alunos do “Segundo Ano B”, oPROJETO DE LEITURA -MALETA MÁGICA.Trata-se de uma iniciativado Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Faculdade FAPI. De modo específico, consiste em uma das atividades da disciplina Orientação e Prática de Projeto (Projeto e Prática da Ação Pedagógica) ministrada pela ProfessoraNádia Cataryna Nogueirae Silva.

As atividades foram desenvolvidassobreacoordenação da professorasupracitadae as etapas, executadas pelos respectivos graduandos do segundo/terceiro período do Curso de Pedagogia.

Os objetivosdo projetovisam:
•Proporcionar o contato com livros:
•Proporcionar situações que favoreçam o contato das crianças com exercício da leitura e da escrita.
Objetivos para o aluno:
•Ampliar o conhecimento em relação à linguagem através de situações que propiciem o levantamento de hipóteses de leitura e escrita.
•Desenvolver a capacidade de atenção e concentração nas situações comunicativas como leitura, conversa e registro.
Objetivos para os familiares:
•Participar das atividades.

A mala mágicaé recursoque possibilita os alunosinteragir com os familiares em momento de leitura. Trata-se de um instrumento valioso para aquisição de hábito de leitura colocando à disposição textos variados.

O referido Projeto, foi desenvolvido em três momentos integrados. No primeiro momento os graduandos foram divididos emGrupos de Trabalhos, as respectivasatribuições concernentes a confecção das maletas eatividade de culminância.

O segundo momento consistiu na apresentação do projeto as crianças e entrega da Maleta de Leitura. Os alunos ficaram uma semana com a Maleta sortida de diversos tipos de leituras: Gibis, Livros, Matéria de Jornal, Revista, dentre outros.

A culminância do projeto, terceiro momento, foi aplicado um questionário diagnóstico para o relato de experiência dos alunos com a maleta mágica e momentos de integração com diversos tipos de textos.

Na Culminância do Projeto, realizada dia 02 de junho de 2017, os graduandos desenvolveram a seguinte rotina:

07h30: Abertura Oficial – Prof.MaNádia Cataryna

8h00: Grupo 1 (Coordenação da atividade)
Aplicação de questionário diagnóstico sobre a Maleta de Leitura.

8h45: Grupo 2 e 3
(Coordenação da atividade)
Teatro sobre a história de Mauricio de Sousa " As 12 princesas dançarinas".

9h30: Intervalo

10h00: Grupo 4 (Coordenação da atividade)
Momento de reescrita da história pelos alunose
Colorir desenhos de acordo com as expressões variadas da história

11h30: Enceramento – Grupo5 (Coordenação da atividade)

As atividades proporcionaram aos graduandos relacionar asteorias estudadasna disciplina de Orientação com a prática, adquirindo competências e habilidades pedagógicas no planejamento e desenvolvimento de projetos.

Quanto aos alunos da escola CEBRAPI, participaram ativamente de todas as ações como também fizeram a imersão no mundo mágico da leitura.
No mais, a escola acolheu o Projeto, solicitando que os alunos deem continuidade às atividades, assim como colocou-se à disposição da Faculdade FAPI para receber projetos em detrimento das implicações para o aprendizado dos alunos.

• Projeto de leitura "Maleta Mágica"  no Colégio CEBRAPI

Ciclo de Palestras - Engenharia Civil

Ciclo de palestras no 1º período dos cursos de Engenharia Civil da Aespi e FAPI.

Os cursos de Engenharia Civil da AESPI e FAPI realizaram um ciclo de palestras sobre o Profissional de Engenharia, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI) e Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). O ciclo teve início com alunos integrantes ao CREA-jr do estado do Piauí, através da sua coordenadora estadual Amanda Maria Rodrigues Barroso, o seu diretor de marketing Antônio Matheus Barbosa Pereira da Silva e David Barros Mascarenhas, os quais explicaram as realizações e funções do CREA-jr do nosso estado.

No seu segundo momento, teve-se a palestra do professor Msc. Lailson Ancelmo, atual Diretor Financeiro do CREA-PI, onde explicou-se o organograma, realizações e funções do sistema CREA e CONFEA.

• Ciclo de Palestras - Engenharia Civil

Ver eventos anteriores