Destaques


Convênio entre Centro de Mediação do Tribunal de Justiça - TJ/PI e FAPI

O coordenador do Curso de Direito, Prof. Aurélio Lobão e o Prof. Romeu Sampaio reuniram-se com a Coordenadora do Centro de Mediação do Tribunal de Justiça - TJ/PI, sra. Iris Alencar, para efetivação de convênio entre as duas Instituições, no dia 02 de julho de 2015.


Apresentação do NPJ/EAJ - FAPI

O coordenador do Curso de Direito da Faculdade do Piauí - FAPI, Prof. Aurélio Lobão Lopes, reuniu-se, no dia 18 de junho de 2015, com líderes comunitários da zona leste de Teresina, no Núcleo de Prática Jurídica - FAPI com o objetivo de apresentar o NPJ/EAJ - FAPI aos líderes presentes, bem como discutir sobre os problemas comuns enfrentados por suas comunidades e, ainda, agendar visitas nos bairros em que vivem no sentido de ajudá-los na solução de problemas. O encontro foi dos mais positivos para ambas as partes.


Professor da AESPI/FAPI e Presidente da Comissão OAB na Universidade ganha Prêmio em Concurso Nacional.

O Professor da AESPI e da FAPI e também presidente da Comissão de OAB na Universidade, presidente do Instituto Piauiense de Direito Eleitoral e advogado piauiense Daniel Oliveira, ganhou o 1º Concurso de Artigos “Ministro Sepúlveda Pertence”. A premiação aconteceu dia 19 de maio de 2012, durante o encerramento do III Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, que aconteceu em Curitiba - PR.

Com o tema “80 Anos de Justiça Eleitoral: perspectiva histórica e desafios democráticos futuros", o professor e advogado abordou, em seu artigo, o papel da Justiça Eleitoral no futuro do processo democrático brasileiro bem como a defesa do chamado "protagonismo eleitoral moderado" ou “ativismo judicial moderado" e voto limpo. Além disso, ressaltou a importância de projetos sociais e institucionais que aproximem o eleitor da Justiça Eleitoral e promovam a conscientização sobre o voto limpo. Foram destacados, ainda, os trabalhos da Escola Judiciária Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.

“O prêmio um diploma de excelência jurídica e publicação do artigo cientifico em revistas jurídicas nacionais além do valor de R$ 1.500,00, foi entregue pelo Ministro José Paulo Sepúlveda, mostra que com dedicação aos estudos e muito trabalho tudo é possível.

O evento é realizado pelas Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil), pelo Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade) e pelo Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade).


OAB-PI recebe Encontro Científico da Faculdade do Piauí

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí recebeu, na noite do dia 01 de junho de 2011, o I Encontro Científico de Direito da FAPI e Publicidade AESPI. O evento contou com a participação do Conselheiro Seccional da OAB-PI Joaquim Santana Neto e o Coordenador de Assuntos Universitários da Comissão OAB na Universidade, Thiago Nunes.

Na ocasião, Joaquim Santana deu as boas vindas aos alunos da primeira turma de Direito da FAPI, explicando-lhes os trabalhos realizados pela Ordem e fazendo o convite para que, assim que inscritos na OAB-PI, possam integrar as Comissões. “A OAB trabalha para que a sociedade tenha seus direitos garantidos, atuando nos principais problemas. Esse trabalho é realizado de maneira voluntária e com total desprendimento. Esperamos que vocês possam dar continuidade a estas ações”, afirmou.

O encontro é coordenado pelos professores Alcione Vieira Pordeus e Talmy Tercio Ribeiro da Silva Junior e visa incentivar a produção científica e acadêmica dos alunos. Durante o evento, foram apresentados sete trabalhos científicos, cujos melhores serão publicados em revistas científicas. A cada semestre será promovido um novo encontro para exposição das produções.


Calouros da FAPI visitam Casa da Cidadania

A primeira turma de Direito da Faculdade do Piauí – FAPI visitou, na manhã do dia 03 de maio de 2011, a sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí. A coordenadora do Curso, professora Alcione Vieira Pordeus, afirmou que a atividade tem por objetivo aproximar os acadêmicos da OAB-PI.
O presidente da Seccional, Dr. Sigifroi Moreno, recebeu os estudantes e fez um convite para que os futuros advogados integrem a Ordem. “Nós incentivamos essa aproximação e queremos dizer que a OAB Piauí está de braços abertos para recebê-los. No futuro, vocês devem assumir o comando da instituição”, destacou.
O Dr. Sigifroi Moreno ressaltou também a missão da OAB, de zelar pelo bom exercício da Advocacia a serviço da sociedade, lutar por melhores condições de trabalho para os advogados, defender as prerrogativas, selecionar profissionais através do Exame de Ordem (nacionalmente unificado), além de controlar e fiscalizar a atuação dos advogados. “Precisamos que vocês estejam preparados para o desafio de levar essa missão adiante”, concluiu o presidente.
A professora Alcione Pordeus agradeceu a acolhida e afirmou que a visita foi de grande importância para os alunos que estavam indecisos quanto ao futuro profissional. “A maior parte da turma é formada por estudantes ainda muito jovens, que acabaram de passar no vestibular e, portanto, ainda não conhecem bem a realidade do advogado. Nesse sentido, a atividade vai ajudá-los a ter em mente esse panorama”, pontuou a docente.


O Instituto Teresina de Ensino e Cultura – ITEC é, agora, FAPI – FACULDADE DO PIAUÍ.

Conforme Portaria n.º 738 de 17 de junho de 2010, publicada no Diário Oficial da União em 18 de junho de 2010, o MEC aditou os atos de credenciamento da Instituição, alterando, definitivamente, a denominação de Instituto Teresina de Ensino e Cultura – ITEC para FACULDADE DO PIAUÍ – FAPI.

Todos os direitos reservados © 2002-2017 - FAPI - Faculdade do Piauí
R. Governador Joca Pires, 1.000 - Bairro de Fátima - Teresina/PI - Tels.: (86) 3232-2500 / 3234-3055